terça-feira, 3 de julho de 2012

Gramática de uma Vida

Percebo que o de ato escrever exige adentrar-me e ir a lugares desconhecidos do coração e assim transportar em palavras o que lá habita.
Emoções que às vezes nem as palavras são capazes de fazê-las claras, objetivas ou se possíveis concretas... Mas para quê ser tão concreta, se a vida é subjetiva?
Coisas dos tempos de hoje, da modernidade talvez... Falta-nos poesia, sensibilidade para ver a vida.
E o que é a poesia diante de tantos conflitos e guerras, de tantos desencontros, desgostos e desarranjos?
Ah a vida... O que é a vida?
Por vezes sofrida e outras tão belamente vivida, tão cheia de verbos, alguns ainda no infinitivo, como o cantar, amar, sentir, ser, partir, conhecer, desejar, esperar, dentre outros expressam o desejo de viver e fazer história.
Vida tão cheia de substantivos, sujeitos, adjetivos, advérbios de modo, de tempo, de local, de intensidade.
Tão cheia de silêncio...
De ausência...
De saudade!
Cheia de silêncio porque este também é resposta, e às vezes até a única resposta para as muitas perguntas que nem sabemos como elaborá-las ou para quem dirigí-las...
Silêncio que tem cheiro e sabor de Deus. E por vezes a vida nos pede para sermos humildes e silenciar, como se ela nos convidasse a experimentar o Divino. Então no silêncio esperamos, amamos, sofremos, vivemos e por fim morremos...
Vida que tem seus momentos de ausência.
Ausência daqueles que um dia o coração amou e foi capaz de eternizá-los, mas a própria vida os distanciou... Com o tempo essa ausência dolorosa, torna-se saudade, e assim sendo dói menos porque passa ser sinal de que somos capazes de amar.
Ausência também daqueles que o coração não pode conhecer e tão pouco amá-los, essa ausência solitária, também chamada de vazio, cria em nós a triste experiência de usarmos a conjunção “se” para todos os verbos, então é como se não estivesse vivendo, apenas passando a vida imaginando, ou lamentando, se isso ou aquilo tivesse acontecido hoje seria assim ou assado...
Por fim uma vida cheia de saudade, porque vida sem saudade é uma vida sem sabor... Deixar saudade é também uma virtude. Felizes os que têm essa capacidade, que não precisa de esforço, mas de simplicidade.
Saudade: complexa palavra, que de simples mesmo talvez seja somente a escrita. Mas é sentindo saudade que a gente segue, e segue porque tem que seguir. Essa é a lei da vida.
E já que a vida é um constante movimento o jeito é seguir cantando, amando, sentindo, sendo, partindo, conhecendo, desejando, esperando...
E assim vivemos.
Conjugando verbos.

Victor Hugo Martins
27/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário